A eterna luta de classes, estereotipada pela cor do colarinho. Qual é a cor do teu colarinho?
Segunda-feira, 13 de Junho de 2011
Sugestão Cinematográfica

A sugestão que proponho é, tal como a derradeira que aqui deixei noutro post, não um filme mas sim uma série televisiva.

 

Legend of the Seeker é uma autêntica pérola da sétima arte. Poderia desdobrar-me num panegírico interminável, desaprisionar o turbilhão de virtudes que se podem associar a esta magistral obra, mas o maior encómio que se pode ceder a uma série de televisão é de que a sua qualidade assemelha-se à de um filme.

 

Infelizmente nunca foi transmitida em Portugal, pelo que só poderá ser obtida pela internet. 

Se há situações que nos ultrapassam quanto aos motivos, à razão de algo acontecer, este será certamente um desses casos singulares. A série conta no seu rol com duas temporadas. Teve o seu término prematuro devido aos elevados custos de produção. Efetivamente visionando-a, pode-se constatar que todo o ambiente criado é suscetível de elevados encargos. Apesar da enorme contestação do público, a ABC não fomentou a manutenção de uma terceira temporada. 

A contragosto, mas pode-se ainda assim compreender a razão do cancelamento. O que é difícil de entender é porque em Portugal nunca esta fabulosa série foi transmitida, sendo que já data de 2008!?

 

É habitual serem transmitidas séries que são autêntico lixo televisivo, desprovidas de qualquer valor acrescentado, de qualquer réstia de originalidade ou criatividade. Sistematicamente despejadas no nosso templo em frente à televisão, algumas durante mais de uma dezena de temporadas, e no entanto, obras majestosas como esta, capazes de prender literalmente o espetador ao sofá, são simplesmente ignoradas. 

 

Trailer da série em que se pode contemplar a envolvência existente 

 

Legend of the Seeker é uma obra baseada no livro "The Sword of Truth" de Terry Goodkind, produzida por Sam Raimi, que conta no currículo com obras como a trilogia do Homem-aranha, as séries dos anos noventa "Xena: A Princesa Guerreira", "Hercules - As Viagens Fantásticas", ou do mais atual "Spartacus - Sangue e Areia".

É uma série com a chancela da Disney. 

 

É envolta num ambiente místico, medieval, repleto de aventura, romance, humor, decorrendo num universo fantástico, riquíssimo em detalhes e em inúmeros aspetos criados em exclusivo, que favorecem a sua contemplação como série de culto. Semelhante nível de pormenor somente é alcançado por um reduzido número de produções, tais como "A Guerra das Estrelas", "Star Trek", ou "Harry Potter". 

 

Poder-se-á dizer que Legend of the Seeker é algo semelhante ao universo de "Lord of the Rings", mas menos teatralizado, quiçá menos sombrio. A catadupa de ação é um tsunami no ecrã. Os movimentos das cenas de combate têm fragrâncias de "Matrix", conferindo uma espetacularidade de elevado nível. As paisagens são de cortar a respiração, algo normalmente só visto em filmes de grande orçamento. O enredo deriva do livro, estando deste modo garantida a qualidade. Tem um início, um desenrolar gradual dos acontecimentos que suporta o fomentar contínuo da espetativa, surpreendendo regularmente com as reviravoltas bem conseguidas, que são um autêntico manjar para o espetador.

 

Relata a ascensão de um plebeu à condição de Seeker. O mito de um homem renascido ao longo de gerações com o intuito de conduzir o mundo em tempos de desespero, lutando contra o mal que impera, através do uso de uma arma que só o verdadeiro Seeker pode empunhar: a Espada da Verdade.

Richard Cypher (Craig Horner) é o jovem que será incumbido de tão pesada herança, tendo como seu tutor o lendário e poderoso mágico Zeddicus Zu'l Zorander (Bruce Spence). Apesar da assídua presença de Zedd, o seu braço direito será indubitavelmente Kahlan (Bridget Regan), uma Confessora, pertencente a uma irmandade de mulheres com o dom de confessar as pessoas, tornando-as para sempre devotas a si, mas igualmente desprovidas de vida própria.

Todo o mal provém do reinado tirânico de Darken Rahl (Craig Parker), uma figura omnipresente com uma influência e domínio muito vastos.

 

As representações são bastante interessantes, por parte de atores até então desconhecidos do público. É de realçar a química entre as personagens que ajudam sobremaneira a criar uma atmosfera credível.       

Conta ainda com participações em alguns episódios de personalidades consagradas, algumas vencedoras de óscar.

  

 

Podia, mas não serei contido na mensagem que pretendo passar: Legend of the Seeker é uma das melhores produções épicas de fantasia para televisão que eu tive o prazer de ver até hoje. Depende sempre sobre a apetência do consumidor para determinada temática do produto, mas dentro do género é do melhor que se pode encontrar. 

Já recomendei a série a várias pessoas amigas que, sem exceção, ficaram abismadas com o que tiveram o prazer de ver. Algumas ainda hoje se referem a Legend of the Seeker apesar de já terem visto há cerca de dois anos.   

Se gostam de assistir a puro entretenimento dentro do género que descrevi, então nem sequer hesitem: procurem e vejam Legend of the Seeker.  

 

 



Traficado por Dinis Vieira às 15:19
Endereço do Antro | Chiba-te ao Gangster | Junta-te à Família

2 Comentários:
De Gonçalves a 13 de Junho de 2011 às 20:34
Fiquei surpreendido ao ver este post. Cá poucos conhecem este programa!!!
Subscrevo tudo o que disseste gangster, a série é mesmo demais. :)
Um colega passou-me a série. Comecei a vê-la numa altura quando não tinha mais nada para fazer. Mal vi o primeiro episódio, não consegui largar até acabar. =) Foi uma loucura: fiz uma verdadeira maratona a ver aquilo. E depois ainda pedi para passar a segunda temporada. Ainda melhor. Espectáculo.
Foi a série que mais gostei de ver até hoje dentro do tipo que é.
O blog está bom. Continua a postar que eu venho checar. lol


De Agridoce a 14 de Junho de 2011 às 13:26
Visitem o blogue " http://belgiumtugadois.blogspot.com ".
Obrigado.


Chiba-te... confidencialidade garantida

Procurar Cadáveres
 
Tráfico Recente

Movimento Anti-Pesca

Corrupção na Origem da Bo...

O Real Crime de Colarinho...

Blogosfera Fotográfica: D...

A Questão da Instabilidad...

Extinção de Freguesias? S...

O Cavalo Azul de Rínia

Como potencializar o inte...

Instinto Animal

Oferta de Trabalho: Procu...

O Mundo poderá realmente ...

Humor Animado

Voz de Coragem

Curiosidades: Por uma unh...

Curiosidades: Ladrão com ...

Curiosidades: Ladrão com ...

Biografia de um Larápio

Ser Idiota Chapado está n...

Memorial às Vítimas de Mu...

Crónicas dum Proxeneta

Dicas para Poupança dentr...

Falsas Aparências

Passo em Falso

Tutorial Português dos Tá...

Tutorial infantil: o que ...

O Penhasco

Os Tachos

Arquivo do Gangster

Julho 2013

Abril 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Cúmplices Recomendados
Sobre Dinis Vieira
tags

todas as tags

subscrever feeds